lua  azul


              A Lua, à medida que se desloca em relação ao Sol, apresenta quatro fases distintas durante o mês: cheia, minguante, nova e crescente. Mas pode um único mês ter duas luas cheias.
Como este fenômeno não é tão raro assim e não chega a interferir, diretamente, na Terra ou nas marés, o fato, a princípio, não é de grande interesse científico.
............. O curioso, porém, é que a lua azul - que, apesar do nome, não mudará de cor.
..............A aparição da lua azul ocorre porque as fases lunar estão fora de sincronia com o nosso calendário. Enquanto o mês astronômico da lua é de 29 dias e meio, o do calendário ocidental pode durar, com exceção de fevereiro, 30 ou 31 dias.
............ .A origem do termo lua azul ainda é uma incógnita para os especialistas. No entanto, há quem acredite que exista mais de cinco significados para a palavra. Na astronomia, além de designar a segunda lua do mês, ela também designa a coloração levemente azulada do disco lunar, provocada por partículas na alta atmosfera terrestre, resultantes das cinzas e poeiras exaladas pelos vulcões.
..........   .O folclorista canadense Philip Hiscock, após ter pesquisado o assunto, afirma que a expressão é usada desde o século 16 para representar algo muito raro. Daí viria a popular expressão em inglês "once in a blue moon" (uma vez na lua cheia), que no Brasil poderia ser comparada a comentários do tipo "no dia de São Nunca" ou "no dia 30 de fevereiro".
 

............Em razão talvez do apelo romântico, a lua azul caiu no gosto de todo mundo, principalmente nos países de língua inglesa, em que serviu de inspiração, entre outros, para dramas de Shakespeare. No entanto, a mais famosa menção ao fenômeno é a canção "Blue Moon", de Richard Rodgers e Lorenz Hart, imortalizada na voz de Elvis Presley.

 LUA AZUL
Chama-se azul a segunda lua cheia do mesmo mês

MOTIVO
Isso ocorre por causa da diferença entre o mês lunar e o do calendário.

 *Lua azul também designa a coloração levemente azulada do disco lunar, provocada por partículas na alta atmosfera terrestre, resultantes da interposição de partículas cinzas e poeiras exaladas pelos vulcões.

FASES DA LUA
O aspecto da Lua se modifica diariamente. Mas isso se deve tão somente a posição relativa da Lua, Terra e Sol. A cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca em torno da Terra. Um ciclo completo leva 29 dias e meio e chama-se revolução sinódica ou lunação.