Olimpíadas Brasileira de Astronomia 2017       Projeto Astronomia nas Escolas em Diadema

       Como Coordenador do planetário de SBC/Cidade da Criança  e Projeto Astronomia nas Escolas /Projeto relógio Solar, gostaríamos de expor nosso novo projeto para incentivar o aprendizado de ciências e Astronomia em sala de Aula nas Escolas de Diadema. Para isso gostariamos de contar com a colaboração de empresas ou iniciativas particulares que pudessem colaborar conosco na Olimpíada de Astronomia e Astronóutica em Diadema. Pretendemos dar  palestras, cursos, simulados, apresentação de filmes e acompanhamento aos alunos em escolas e levar um planetário móvel para os alunos aprenderem na prática e terem melhores chances de medalha.

         Em relação a palestras e cursos para professores faremos graciosamente... Só teremos custos com as apresentações do planetário, relógios de sol e insumos (papel, bolas de isopor, bolas de basquete, bolas de tênis, cartucho de tinta/toner para impressoras).

Os conceitos criados por Milton P. Barros, Geógrafo Físico e especialista em Gnomônica, que vem trabalhado com este tema há vários anos, como forma de facilitar o aprendizado da astronomia, ciência, matemática geografia e saúde, sintetizaram vários assuntos em um único equipamento é o relógio Solar - em especial  além do relógio de Sol horizontal/equatorial, esta excelente figura nos remete a conceitos maiores, o Sol e a Terra e podem conter elementos significativos de nossa historia, cultura e conhecimento.
OBJETIVOS DO PROJETO
Curso para professores.
Este curso visa  passar aos participantes do projeto  uma forma mais amigável de introduzir as crianças e adolescentes no mundo  da Ciência e Astronomia.
Assuntos a serem abordados:
Astronomia, geografia e ciências.
Reconhecer as  principais constelações do hemisfério sul.
Movimento aparente do sol na esfera celeste.
Estações do ano, como e porque acontecem.
Clima e tempo qual a diferença?
A observação do céu como fonte de importantes informações para a sobrevivência do homem.
Coordenadas geográficas e o uso do GPS (Global Position System).
O que São Solstícios e equinócios?
O uso do gnômon (não confundir com o gnomo).
Acompanhamento anual da sombra do gnomon.
Fusos horários
O correto o método de apontar a mão direita para onde o sol nasce e assim definir os pontos cardeais?
Como achar os pontos cardeais com preciSão em qualquer época do ano.
Como achar os pontos cardeais através das estrelas.
Construção e montagem de  relógio solar equatorial (cálculo e montagem).
Recursos pedagógicos disponíveis para o curso:
Globo da terra.                                                        Softwares de astronomia.
Globo da esfera celeste.                                        *Starry night.
relógio solar.                                                         *Cartas celeste.
GPS (Global Position System).                               Projetor planetário
Computador
Projetor multimídia.
Grupo Alvo:
Professores da rede Municipal e Estadual de ensino. Nosso maior intuito e trazer mudanas significativas de repassar informações na área da geografia, astronomia e ciências de modo fácil, prático e prazeroso aos alunos.
Alunos do ensino fundamental e médio.
Recurso de Pessoal:
Pessoal especializado estar na liderença da formação dos professores participantes.
Geógrafo Físico e pedagogo conduzirão o curso e sanarão duvidas dos participantes.
Recurso Físico:
Sala com disponibilidade para o número de participantes do curso (de acordo com a demanda e recursos disponíveis da escola), telão, computador e iluminação adequada.
Estímulo:
O intuito do projeto é estimular nos jovens do ensino fundamental e médio o gosto pela ciência, geografia e astronomia. Através do Planetário Móvel e relógio solar poderemos abordar assuntos de varias disciplinas e utilizá-los na prática. Minhas experiências na área de ensino me mostraram que os alunos estão cada vez mais tendo acesso a informações de qualidade, seja via internet, através de programas de televisão ou revistas. Fazendo com que as aulas ultrapassem a fronteira do livro didático, isso é formidável, pois adquirindo mais conhecimentos fora da sala de aula, as aulas ficam muito mais interessantes.
Pensado nisto é que elaboramos este projeto, uma vez que a lousa já não é mais suficiente para prender a atenção dos alunos, que tal fazer com que eles vejam a teoria dada na sala de aula ser expandida fora dela.
Através do relógio solar e planetário móvel, será possível por em pratica lições de matemática, astronomia, ciências, geografia, historia, e artes.
Por ser tratar de um projeto que visa um conhecimento também na área de meio ambiente, clima e tempo objetivamos através deste projeto unir disciplinas curriculares, cultura, educação, harmonia e utilidade.
A finalidade deste projeto é levar até as escolas um planetário móvel e instalar um relógio solar especificamente criado para esse projeto, com o intuito de realçar os laços de integração entre todas as disciplinas sendo assim um equipamento didático que poder ser usado por todos, desde alunos, professores á visitantes esporádicos.
O Planetario Movel terá a função de complementar as aulas dadas em sala, isso fará o aluno observar ,em um ambiente imersivo , toda a teroria  sendo transformada em uma viagem pelo universo conhecido. O entendimento passa a ser imediato, além de aguçar a curiosidade cientifica do individuo.
O relógio solar, ter por finalidade se integrar nas áreas que serão realizadas no local tais como oficinas e atividades de melhorias da relação humana como o meio ambiente.  Estimula com isto, o envolvimento com o espaço público para cultivar um cotidiano com esporte, lazer, arte e educação.
 
Além de ser um objeto esteticamente agradável de se observar, traz informações sobre astronomia geografia e ciências, tornando-se um verdadeiro laboratório de ensino a céu aberto, propiciando a quem dele se aproximar uma aula pratica e agradável com fenômenos naturais acontecendo diante de seus olhos, sendo que não serápreciso um conhecimento apurado sobre relógio solar para entende-lo, porque o relógio solar éum instrumento didático de fácil compreenSão.
Para que serve um relógio solar?
A resposta parece óbvia, no entanto um relógio solar serve muito mais para nos ajudar a entender a mecânica celeste que propriamente para mostrar horas.
A utilização do "Relógio de Sol" como recurso pedagógico na área de Geografia, Astronomia, Física, Matemática e Climatologia permite ultrapassar a memorização de fatos e fenômenos científicos para iniciar aulas práticas, que propiciem aos estudantes o conhecimento através da observação, especulação e formação de ideias próprias. O sucesso na utilização do "Relógio de Sol", verdadeiro laboratório a céu aberto, chama a atenção e desperta á curiosidade e o fascínio de crianças e adultos.
 
Patrocínio:
Impressão de livretos para utilização com professores no Workshop.
Impressão do relógio solar UVimetro, para a sua utilização com professores (que poderão reproduzi-lo para uso com alunos em sala de aula).
Impressão do Livro: Conhecendo O Sistema Solar com Julia, Sophia e Jean.
planetário móvel.
Relógio de Sol UVimetro .
Impressão de materiais diversos.

Compra de bolas de isopor, basquete e tênis, toner, cartucho de tintas e papel.

 

Para saber mais, por favor, entre em contato conosco:

Prof.: Milton Barros / Suzana Ribeiro
Telefone: (11) 4043-0901      Cel.- (11) - 98716-6928 - 97560-7197
 e-mail:
relogiosolar@projetorelogiosolar.com
           relogiosolar@yahoo.com.br

Prof. Milton Barros - CREA-5068937303
Foi Diretor do Observatório Astronômico Municipal de Diadema, Coordenador Geral da SAAD, Coordenador de Projetos da Associação de Astronomia e Astrofísica de Diadema, Coordenador do Planetário de São Bernardo do Campo e autor do Projeto Relógio Solar - O uso do relógio solar no ensino de Astronomia, Geografia e Ciências nas Escolas.
para saber mais sobre nós:

http://www.projetorelogiosolar.com/reportagem.html