Projeto "AstroEscola" em Diadema.

 
 

 

 

DESENVOLVER O ENSINO CIENTÍFICO NA ESCOLA É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PAÍS.

Como coordenador do Planetário de São Bernardo Campo, pude perceber o quão importante é o conhecimento cientifico transmitido de forma didática a uma criança, porém, nem todas tem acesso a este tipo de tecnologia. Assim tomamos a iniciativa de colocar este projeto em prática, sabemos que o cidadão não pode viver esperando pelo poder público para que sua cidade tenha melhorias significativas na área educacional e desenvolvimento científico, entendemos que estas responsabilidades também pode partir dos cidadãos, empresários e instituições educacionais, colaborando com seus conhecimentos, doações, espaços ou custeando equipamentos fundamentais para o bom desenvolvimento do projeto junto às escolas do município. Tomamos o exemplo que veio do professor Dr. João Batista Garcia Canalle- Instituto de Física - UERJ, que através de uma "vaquinha" na internet adquiriu o planetário que é utilizado para  a popularização da Astronomia e capacitação de professores, disponibilizando-o para atendimento dentro e fora da cidade do Rio de Janeiro. 

O Propósito do projeto é levar para as escolas públicas de  nossa cidade cursos para alunos, relógio de sol UVimetro, aperfeiçoamento de professores, Planetário móvel e um Planetário para Deficientes Visuais.

 Atualmente planetários deste tipo são caros e leva-los as escolas acarreta em custos elevados aos estudantes de baixa renda.

Nosso intuito é conseguir cooperação  para levar ás escola o Planetário Móvel  (Organizar sessões imersivas com o intuito de aproximar o Jovem estudante do Universo em que vivemos), compra de equipamento (Relógio de Sol UVimetro) e o desenvolvimento do projeto “Planetário para Deficientes Visuais”. Estaremos  comprometidos com a educação e o aprimoramento cientifico de nossas crianças . Estes equipamentos serão usados nas escolas de nossa cidade, além do planetário, cada escola terá um curso para professores se aprofundarem um pouco mais sobre o conhecimento científico, colocando este conhecimento no dia a dia dos alunos. Experimentos empíricos serão produzidos e conduzidos pelos próprios alunos (com a supervisão dos professores), levando o aprendizado a outro nível de conhecimento.

Estaremos entregando á direção da escolas, um equipamento educacional  indispensável nos dias de hoje: Relógios de Sol UVimetro, destinados a alertar os alunos, professores e pais sobre a Radiação Ultravioleta e os males que esta pode causar.

"Planetário Para Deficientes Visuais"  

 A touch of the stars

Outro Projeto que caminhará junto ao Planetário móvel é o Planetário para Deficientes Visuais. Projeto Inédito em nossa região, que levará ao deficiente visual a possibilidade de conhecer o universo em que vivemos de uma forma pratica e divertida, ou seja, através dos sentidos mais apurados de um DV: A audição, tato e o olfato, todos estes sentidos serão explorados neste projeto inovador que desenvolveremos em Diadema.

 PLANETÁRIO PARA DEFICIENTES VISUAIS (DV)

O primeiro Planetário para cegos do mundo foi implantado na cidade de Buenos Aires capital federal Argentina. Hoje podemos encontrar planetários e experiências diversas em varias partes do mundo, inclusive no Brasil. Um planetário para Deficientes Visuais baseia-se na utilização do tato, olfato e audição. Podemos através desses sentidos construir um ambiente propício para simular uma noite estrelada ou um dia ensolarado, desfrutando assim do maravilhoso mundo fascinante da astronomia. A possibilidade de tocar o céu com as mãos, reconhecer as constelações, ter orientação espacial e sentir sons e aromas que nos remetem a uma noite estrelada é uma experiência fantástica e inesquecível para crianças e adultos com deficiência visual O aprendizado de astronomia para DV´s agora é possível através do tato e outros recursos pedagógicos. No mundo todo projetos estão sendo desenvolvidos para este fim, e nós do Projeto Astro Escola, através do Observatório Astronômico de Diadema, queremos dar nossa contribuição.

Através da colaboração do Centro Cultural São Paulo/Biblioteca Louis Braille e Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira/Diadema , estamos trabalhando no projeto “Um Toque nas Estrelas” Em breve o colocaremos na integra em nosso Site. Nosso Projeto será desenvolvido nas dependências do Observatório Astronômico Municipal de Diadema sob a supervisão de seu idealizador Milton Pereira Barros .

Prof.:Milton Barros Telefone: (11) 4043-0901 Cel.- (11) - 98716-6928 - 97560-7197

e-mail: relogiosolar@projetorelogiosolar.com relogiosolar@yahoo.com.br

Prof. Milton Barros Foi Diretor do Observatório Astronômico Municipal de Diadema, Coordenador Geral da SAAD (Sociedade de Astronomia e Astrofísica de Diadema), Coordenador de Projetos da Associação de Astronomia e Astrofísica de Diadema, Coordenador do Planetário de São Bernardo do Campo e autor do Projeto Relógio Solar - O uso do relógio solar no ensino de Astronomia, Geografia e Ciências nas Escolas. Para saber mais: http://www.projetorelogiosolar.com/reportagem.html

 

>Para melhorar, dinamizar e incluir a ciência  na educação das nossas crianças.

>As doações/colaborações terão como propósito a aquisições de materiais e equipamentos a serem utilizados no projeto.

>Equipamento de projeção Planetário Móvel

>Relógios de sol de pequeno porte

>Impressão de materiais a serem utilizados com alunos e professores.

>Construção e Montagem da cápula específica do Planetário ( e acessórios) para Deficiente Visual.

Prof. Milton Barros.

 Peça o projeto na integra e colabore conosco!   

E-mail: relogiosolar@projetorelogiosolar.com

 Projeto Piloto em Andamento:

Link para Projeto/ Objetivos do Projeto/ Patrocínio

Projeto Piloto em Andamento: Alunos do 4° e  5° ano descobrindo o Sistema Solar, Eclipses, Radiação Ultavioleta,Volume, Tamanhos , Escala,  Sistema Terra /Lua.  E isso é só o começo!

Prof.: Milton Barros / Suzana Ribeiro
Telefone: (11) 4043-0901      Cel.- (11) - 98716-6928 - 97560-7197
 e-mail:
relogiosolar@projetorelogiosolar.com
           relogiosolar@yahoo.com.br

Colabore com o Projeto.